Como usar o FGTS para pagar o financiamento imobiliário atrasado. Saiba mais


Até 31 de dezembro, trabalhadores com o financiamento habitacional atrasado podem usar o saldo do FGTS para quitar a pendência.

 

Trabalhadores com o financiamento habitacional atrasado podem usar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitar a pendência. Contudo, a medida, que foi aprovada pelo Conselho Curador do FGTS, só é válida até 31 de dezembro. Dessa forma, é possível utilizar o saldo do FGTS para pagar até 12 prestações atrasadas.

 

Geralmente, apenas duas situações possibilitam destinar o saldo do FGTS para o pagamento da casa própria, sendo elas: a compra ou a construção de um imóvel e a amortização de parcelas do financiamento imobiliário. É comum que os trabalhadores usem o fundo com frequência para diminuir o valor da prestação, mas a utilização dos recursos para quitar parcelas em atraso é uma novidade.

 

Como usar o FGTS para quitar financiamento habitacional?

 

Em síntese, aquele que tiver saldo nas contas do FGTS e quiser pagar as parcelas atrasadas deve se dirigir ao banco onde efetuou o financiamento habitacional. Assim, na agência deverá solicitar o uso do FGTS para abater até 80% de cada prestação, limitado a 12 parcelas em atraso.

 

O trabalhador com financiamento de imóvel pode utilizar o saldo nas contas do FGTS para quitar totalmente ou reduzir o valor principal da dívida. Todavia, com a nova possibilidade, os trabalhadores podem usar os recursos para amortizar o valor das prestações por 12 meses seguidos.

 

Ademais, com o saldo do FGTS também é possível reduzir o número de prestações e o tempo do financiamento. O trabalhador também pode abater uma parte da parcela mensal, e assim diminuir o valor das prestações seguintes.

 

Compra ou construção

 

Além disso, caso o trabalhador possua, pelo menos, três anos de contribuição para o fundo, pode efetuar a compra ou construção da casa própria com a quantia disponível do FGTS. A contagem de anos é feita somando o tempo de trabalho em períodos consecutivos ou não.

FONTE

Seu Crédito Digital

https://seucreditodigital.com.br/como-usar-fgts-para-pagar-financiamento-imobiliario-atrasado/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=como-usar-fgts-para-pagar-financiamento-imobiliario-atrasado


Para receber no seu celular o áudio e texto do Podcast Ivan Maurício é só mandar o número do seu Zap e um “oi” para o meu Zap (81) 986067127.

 

Inscreva-se no “Canal Ivan Maurício” no YouTube:


Política econômica no

Brasil e no mundo por

Adolfo Sachshida

https://www.youtube.com/channel/UCaXe_35VYXjqd1B9jANaVDQ     

 

Inscreva-se no “Ivan Maurício Podcast” no Telegram:

 https://t.me/+oU6_o0Dh49k4ZWNh 

 

GETTR: https://gettr.com/user/ivanmauricio   

 

Twitter: https://twitter.com/ivanmauricio




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo de Pernambuco abre seleção simplificada com 172 vagas para todo o estado

Tribunal de Justiça de Pernambuco concedeu ao ex-Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, o Prêmio Justiça Social

O Sertão Virou Mar - A verdade sobre a transposição das águas do Rio São Francisco