Confira o que abre e o que fecha na véspera e no Dia de São João no Grande Recife


Bancos, shoppings, comércio de rua e repartições públicas têm mudança no funcionamento na quinta-feira (23) e na sexta-feira (24).

 

O Dia de São João, celebrado na sexta-feira (24), é feriado no Recife e a véspera, a quinta-feira (23), é considerada ponto facultativo. Por causa disso, na capital e em outras cidades da Região Metropolitana, repartições públicas, shoppings e comércio têm mudança no funcionamento nesses dois dias.

 

Confira, abaixo, o que abre e o que fecha no Grande Recife:

 

Bancos

Agências bancárias abrem normalmente na quinta-feira, das 10h às 16h, mas fecham no dia seguinte.

 

Comércio

O comércio de rua do Centro do Recife e dos bairros abre normalmente na véspera de São João, das 8h às 18h, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). No feriado, o funcionamento é facultativo, conforme convenção coletiva. Cada estabelecimento decide se abre as portas e o horário de funcionamento.

 

As feiras e os mercados públicos do Recife ficam abertos na quinta-feira e no sábado, das 6h às 18h, e na sexta-feira e no domingo, das 6h às 13h.

 

Shoppings

Os shoppings funcionam nos seguintes horários:

 

Shopping Recife: quinta-feira, das 9h às 18h, e sexta-feira, das 12h às 21h;

Shopping RioMar: quinta-feira, das 9h às 18h, e sexta-feira, das 12h às 21h;

Shopping Boa Vista: quinta-feira, das 9h às 18h, e sexta-feira, das 11h às 19h;

Shopping Tacaruna: quinta-feira, das 9h às 18h, e sexta-feira, das 12h às 21h;

Shopping Guararapes: quinta-feira, das 9h às 19h, e sexta-feira, das 12h às 21h;

Plaza Shopping: quinta-feira, das 9h às 18h, e sexta-feira, das 9h às 18h;

Patteo Olinda: quinta-feira, das 9h às 18h, e sexta-feira, das 12h às 21h;

Paulista North Way: quinta-feira, das 9h às 18h, e sexta-feira, das 12h às 21h;

Recife Outlet: quinta-feira, das 9h às 18h e sexta-feira, das 9h às 21h.

Recife

Vacina contra a Covid e testagem

Na quinta e na sexta, quem for se vacinar contra a Covid-19 no Recife pode ir ao Geraldão, na Zona Sul. O atendimento deve ser agendado pelo Conecta Recife e ocorre entre as 9h e 18h. No Shopping Boa Vista, no Centro da cidade, é possível se vacinar sem agendamento, apenas na quinta, das 9h às 18h.

 

No feriado, a testagem da Covid-19 acontece no Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; no antigo Sesi da Mustardinha, no Bongi; e no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela, que funcionam das 8h às 17h. Pessoas partir de 60 anos, gestantes e crianças até 5 anos não precisam agendar. Os demais têm que se cadastrar no Conecta Recife.

 

Ciclofaixa, cultura e lazer no Recife

 

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer é montada na sexta-feira (24) e no domingo (26), no Recife. O trajeto fica disponível das 7h às 16h, passando por cerca de 30 bairros da cidade.

 

O Jardim Botânico do Recife fecha na quinta e sexta-feira, mas retorna com as atividades normalmente no final de semana, das 9h às 15h, com entrada gratuita.

 

O Paço do Frevo, no Bairro do Recife, funciona normalmente até a sexta-feira, das 10h às 17h, e das 11h às 18h, no sábado e no domingo. O Museu da Cidade, no bairro de São José, fica fechado na quinta e na sexta, mas reabre no sábado, das 10h às 16h.

 

 

A Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, fecha na quinta e na sexta e retoma as atividades no sábado, das 15h às 19h, com a exposição “A Beleza da Lagoa é Sempre Alguém”.

 

No domingo (26), o Teatro de Santa Isabel abre as portas para três sessões de visitas guiadas, às 14h, 15h e 16h. A visita é gratuita e aberta ao público. É exigido o uso de máscara de proteção contra a Covid-19.

 

O Museu Murillo La Greca, na Zona Norte, e o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam), no Centro, não têm atendimento ao público a partir desta quarta-feira (22).

 

Unidades de Saúde do Recife

 

A maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais fica fechada e reabre na segunda-feira (27). Cinco Upinhas funcionam em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas:

 

Upinha Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério;

Upinha Dr. Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição;

Upinha Vila Arraes, na Várzea;

Upinha Prof. Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo;

Upinha Profa. Dra. Fernanda Wanderley, na Linha do Tiro.

Também funcionam os serviços de urgência das policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

 

O Hospital da Mulher do Recife, no Curado, tem o ambulatório suspenso no feriado, mas continua realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas.

 

O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos também segue funcionando com atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, ficam abertas as maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

 

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, funciona das 8h às 12h, para os moradores do Recife. As demais vacinas de rotina só voltam a ser disponibilizadas na segunda-feira (27).

 

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) tem plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua que causem risco à saúde pública. O serviço pode ser acionado, das 8h às 17h, por meio dos telefones (81) 3355-7704 e 3355-7705.

 

Os atendimentos no Hospital Veterinário do Recife, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, acontecem até as 12h de quinta-feira. No dia de São João e no fim de semana, o atendimento fica suspenso.

 

 

As 22 unidades da Academia Recife fecham na quinta e na sexta-feira. O mesmo esquema é aplicado ao Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão).

 

Prefeitura do Recife

 

O edifício-sede da prefeitura fica fechado no feriadão e no fim de semana, assim como as unidades do Procon Recife. No caso do Procon, a população pode registrar reclamações no site e denúncias podem ser enviadas para o email denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br.

 

As Agências de Emprego e Salas do Empreendedorismo do Recife não têm atendimento ao público na quinta e sexta. Os serviços retornam na segunda-feira na Agência de Emprego de Casa Amarela, entre as 8h e 16h, com atendimento da Sala do Empreendedorismo também disponível.

 

Os serviços da Agência e da Sala presentes nas unidades do Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro) retornam na terça-feira (28), das 8h às 16h. Os agendamentos podem ser feitos no site.

 

Assistência social, mulher e direitos humanos

 

Não funcionam, na quinta e na sexta, os serviços de assistência social realizados nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP).

 

O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionam nesses dois dias. Funcionam normalmente o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que ficam de plantão.

 

O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

 

Os espaços da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, fecham no feriado. A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24 horas por dia, e o Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, no Ipsep, que atende das 7h às 19h.

 

O disque-orientação "Liga, Mulher" está disponível de domingo a domingo, das 7h às 19h, no número 0800.281.0107. A ligação é gratuita. Desde 2020, o Centro de Referência também passou a oferecer um canal de acolhimento para mulheres via WhatsApp, pelo número (81) 99488-6138.

 

Trânsito na capital

 

Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) ficam suspensos na quinta-feira e sexta-feira. Seguem funcionando os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito. O teleatendimento 24 horas também pode ser acionado no feriadão, por meio de uma ligação gratuita para o telefone 0800.081.1078.

 

Tribunal de Justiça de Pernambuco

Tribunal de Justiça de Pernambuco fica no Centro do Recife — Foto: Marina Meireles/G1

Tribunal de Justiça de Pernambuco fica no Centro do Recife — Foto: Marina Meireles/G1

 

A partir da quinta-feira, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) entra em recesso forense, que segue até o dia 30 de junho. Todas as unidades judiciárias atuam em esquema de plantão, das 13h às 17h, com atendimento remoto voltado a urgências de caráter cível e criminal.

 

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco interrompe as atividades na quinta e na sexta. Tanto a sede, no Recife, quanto as Procuradorias do Trabalho nos municípios, em Caruaru e em Petrolina, atuam em regime de plantão. Na segunda (27), todas as unidades do órgão ministerial retomam as atividades.

 

FONTE

G1 Pernambuco

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2022/06/22/confira-o-que-abre-e-o-que-fecha-na-vespera-e-no-dia-de-sao-joao-no-grande-recife.ghtml

Para receber no seu celular o áudio e texto do Podcast Ivan Maurício é só mandar o número do seu Zap e um “oi” para o meu Zap (81) 986067127.

 

“Podcast Ivan Maurício” agora está no Spotify

https://open.spotify.com/show/3Gjxg9YP9lm1KRpqHSjtvt    

 

Inscreva-se no “Canal Ivan Maurício” no YouTube:



Horário da Feira da Sulanca 

durante o São João de Caruaru

https://www.youtube.com/channel/UCaXe_35VYXjqd1B9jANaVDQ    

 

Acesse o Blog do “Podcast Ivan Maurício”: https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/   

 

Inscreva-se no “Ivan Maurício Podcast” no Telegram:

 https://t.me/+oU6_o0Dh49k4ZWNh    

 

Twitter: https://twitter.com/ivanmauricio   

 

Facebook: https://www.facebook.com/ivan.mauricio.75   

 

GETTR: https://gettr.com/user/ivanmauricio  

 

TikTok: https://www.tiktok.com/@podcastivanmauricio    





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo de Pernambuco abre seleção simplificada com 172 vagas para todo o estado

Tribunal de Justiça de Pernambuco concedeu ao ex-Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, o Prêmio Justiça Social

O Sertão Virou Mar - A verdade sobre a transposição das águas do Rio São Francisco