Consignado do INSS: novas regras começam a valer a partir de janeiro

A partir do ano que vem o limite será 35%, sendo possível o aposentado comprometer 30% de sua renda para pedir o empréstimo consignado e mais 5% para o cartão de crédito.

O consignado é um tipo de empréstimo mais usado por aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos. Os que utilizam esse tipo de crédito precisam ficar atentos, novas regras vão começar a valer a partir do dia 1° de janeiro de 2022. Para quem precisa desse tipo de dinheiro extra em condições mais vantajosas só tem até esta sexta-feira (31) para solicitar.

 

Veja as mudanças a partir de 2022

 

A partir de janeiro haverá a mudança na margem consignável que atualmente está em 40% e vai voltar para 35%. Hoje ao pedir o empréstimo consignado você tem um limite de 40% , desta forma, o segurado pode comprometer 35% da sua renda para ter o empréstimo e mais 5% para o cartão de crédito.

 

A partir do ano que vem o limite será 35%, sendo possível o aposentado comprometer 30% de sua renda para pedir o empréstimo consignado e mais 5% para o cartão de crédito.

 

Fique atento porque também poderá haver alteração no número de parcelas do contrato. De acordo com a Lei n° 14.131 que ampliou a margem para 40%, permite parcelar o pagamento em sete anos (84 meses), porém, essa regra deixa de valer a partir de 31 de dezembro de 2021.

 

A regra praticada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um parcelamento de seis anos (72 meses), que deverá voltar a valer a partir do próximo dia 1° de janeiro.

 

Também o prazo de carência deverá mudar, atualmente a exigência é de até 120 dias concedidos pelos bancos  e instituições financeiras para os novos e antigos contratos de consignado.

 

Esse tipo de carência é facultativo, precisa o banco concordar para haver a pausa no pagamento. Sendo assim, após o dia 31 de dezembro deste ano, é necessário você conferir se o banco ainda está oferecendo a carência de 120 dias, também ficar ligado se no momento que você aderir a esse prazo começar a pagar se não haverá incidência de juros ou algum tipo de alteração no valor contratado.

 

O que é empréstimo consignado?

 

É um empréstimo mais usado por aposentados, pensionistas, servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada, por oferecer condições mais flexíveis e atrativas como taxas de juros mais baratas e maiores prazos para pagamento.

 

O consignado permite que a pessoa pague o valor das parcelas através de desconto automático, direto no contracheque ou no benefício do INSS.

 

Quem pode contratar o consignado?

 

aposentados e pensionistas do INSS;

 

servidores públicos (federais/SIAPE, estaduais e municipais).

Para receber no seu celular o áudio do Podcast Ivan Maurício é só mandar o número do seu Zap e um “oi” para o meu Zap (81) 86067127.

 

Podcast Ivan Maurício agora está no Spotify

https://open.spotify.com/show/3Gjxg9YP9lm1KRpqHSjtvt

 

Inscreva-se no “Canal Ivan Maurício” no YouTube:


 Pinturas e desenhos de Ivan Maurício

https://www.youtube.com/channel/UCaXe_35VYXjqd1B9jANaVDQ

 

Acesse o Blog Ivan Maurício: https://ivanmauricionoticias.blogspot.com/

 

Inscreva-se no “Ivan Maurício Podcast” no Telegram:

 https://t.me/+oU6_o0Dh49k4ZWNh

 

Curta no Twitter: https://twitter.com/ivanmauricio

 

E no Facebook: https://www.facebook.com/ivan.mauricio.75

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo de Pernambuco abre seleção simplificada com 172 vagas para todo o estado

Tribunal de Justiça de Pernambuco concedeu ao ex-Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, o Prêmio Justiça Social

O Sertão Virou Mar - A verdade sobre a transposição das águas do Rio São Francisco